Sunday 27 July 2008

Ata da Primeira Reunião

Data: 28 Junho 2008
Início: 13:00 Fim: 16:00
Local: Tollcross Community Centre, 117 Fountainbridge Edinburgh EH3 9QG

Assuntos: Criação da Associação Cultural de Brasileiros na Escócia e organização da Festa Junina.

Participantes:
Ana Maria T. Filogonio, Andréia de Oliveira Nobre, Danielle Domingues, Eddy Finch, Edineia Lisboa-Finch, Elisa Lopes Mayo, Gema Rita Rech, Luiz Carlos Gouveia, Márcia Pereira, Monika Kraus, Reginaldo Dias, Tomas F. Domingues, TulioFilogonio, Silvia Bellusci, Vit Kostriz.

Ausências justificadas:
Darcy Correia, Gabriela Medero, Maristela Napier, Norma Martin, Regina da Silva.


Relato da Reunião


1. INTRODUÇÃO

A reunião foi presidida por TulioFilogonio, quem iniciou a mesma dando boas vindas aos presentes e fazendo uma breve introdução. Ele explicou que o principal objetivo da reunião era a organização de uma associação de brasileiros, que incluísse famílias e indivíduos, com o objetivo de fortalecer a cultura e a língua brasileiras, e criar uma oportunidade de convívio para todos. Em seguida, a proposta de pauta foi lida e os presentes foram convidados a apresentarem, dizendo nome, há quanto tempo estão em Edimburgo, o que fazem, assim como os seus interesses.


2. HISTÓRICO

Dando seqüência a reunião, a organização da associação passou a ser discutida e Tuliopassou a palavra para Elisa Mayo e Márcia Pereira. Elisa apresentou um histórico do que já vem sido feito e das tentativas anteriores no sentido de reunir os brasileiros da região. Desde 1994, Elisa tem feito esforços no sentido de criar e manter uma rede de contatos, com o interesse inicial de criar um grupo de brasileiros que têm crianças. Mais recentemente, outros esforços foram feitos, como a tentativa de organização de reuniões na Gorgie Farm, organizadas com auxilio de Monika Kraus. Foi também relatado que outras reuniões informais têm acontecido em casas de diversas pessoas, as quais ofereceram seus espaços para confraternização. Assim, um grupo de interessados na criação de uma associação foi se formando. Elisa ficou sabendo de que haviam profissionais na “Tollcross Commiunity Centre”, que tinham como objetivo dar suporte a formação de grupos comunitários. Assim sendo, Darcy Correia e Márcia Pereira foram ao Tollcross Community Centre e reuniram-se com Stan Reeves e John Player, para discutir a possibilidade de conseguir um espaço para reuniões e para coletar informações em como operacionalizar a criação de uma associação. Nessa reunião foi estabelecido que eles nos dariam apoio na formação da associação, fornecendo as necessárias informações, apresentando o nosso grupo à diretoria do centro para aprovação, permitindo assim que aluguemos uma sala do centro pelo preço módico de 4 libras por hora. Fomos também por eles informados que, a maneira mais fácil para se criar uma associação, seria com a criação de uma “unincorporated association”, o que nos permite ter uma conta bancária e requisitar fundos para a realização de projetos. Para organizar essa associação, precisamos de ter uma estrutura mínima, com um presidente, um(a) secretario(a) um(a) tesoureiro(a). Foi explicado que Stan and Paul nos informaram que deveríamos convocar uma reunião aberta onde representantes para estes três cargos seriam eleitos, coletando os nomes e assinaturas dos presentes e a elaboração de uma ata, que seria assinada pela pessoa que presidiu a reunião. Foi também mencionado que Darcy, que está viajando para o Brasil em ferias, vai comparecer a uma reunião de grupos brasileiros no exterior, que acontecera no Rio de Janeiro, onde ela deve fazer contatos e colher informações relevantes para a nossa associação. Tuliotambém informou ter contactado uma associação brasileira em Londres, que se dispôs a colaborar conosco.


3. ORGANIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

3.1 NOME, NATUREZA E OBJETIVOS
Depois dessa explicação inicial a reunião prosseguiu, com a discussão do nome – Casa Brasil - e da natureza e objetivos da associação, que ficaram assim definidos: “Casa Brasil” será uma associação voluntária, sem fins lucrativos, sem vínculos políticos ou religiosos, com o objetivo de promover e divulgar a cultura e a língua brasileiras, fornecendo suporte moral e informações, além de um espaço de convívio social para os brasileiros da região, facilitando a integração dos mesmos na Escócia.

3.2 FINANÇAS
Em seguida, foi discutida a questão financeira. Foi colocado que, alem dos custos relativos ao aluguel da sala (4 libras por hora), há também custos com a compra de material necessário para reuniões e eventos, assim como para divulgação dos mesmos, alem da provisão lanche para reuniões. A necessidade de estabelecer-se uma contribuição anual a ser cobrada dos associados foi discutida. Diferentes posições foram colocadas, desde a idéia de coletar contribuições espontâneas a nenhuma, concluindo-se pelo estabelecimento de uma taxa para associados no valor simbólico de 10 libras para indivíduos e 20 libras para famílias. Foi dito que, alem de gerar fundos necessários a pequenas despesas, a taxa também funciona como um incentivo à continua participação dos sócios. Foi também, decidido que associados terão descontos especiais nos preços de entradas em eventos organizados pela associação, mas a participação nas reuniões mensais não ficará vinculada ao pagamento da anuidade. As maiores fontes de fundos para a associação deverão ser geridas por eventos e projetos, para os quais fundos podem ser também solicitados de diferentes agencias e instituições. Além do nosso primeiro evento, a festa junina ou julina, que acontecera no dia 12 de julho, outras sugestões para eventos foram feitas, como por exemplo a organização de caminhadas ou maratonas brasileiras.

3.3 DIRETORIA
Dando seqüência a discussão, foram discutidos os cargos para composição da diretoria da associação. Foi dito que, como o trabalho é voluntário, e todos têm atividades profissionais e/ou compromissos familiares, o ideal seria dividir as tarefas, criando cargos e vices, que poderiam dar suporte e substituir os titulares, quando necessário. Assim sendo, alem dos cargos inicias necessários (presidente, secretario e tesoureiro) outros cargos foram sugeridos: vice-presidente, coordenadoria de eventos, coordenadoria de comunicação e relações publicas, coordenadoria de saúde, coordenadoria de cultura. Ficamos de discutir mais possibilidades na reunião de julho, inclusive outras possibilidades como a criação de uma coordenadoria para assuntos de família e outra de educação, ou ainda possibilidade de educação ser combinada com a coordenação de cultura. Os seguintes nomes foram apontados pela assembléia, para preenchimento dos cargos da diretoria:
Presidente: TulioFilogonio
Vice-presidente: Marcia Pereira
Secretaria: Elisa Mayo
Tesoureira: Monika Kraus
Coordenador de Eventos: Tomas F. Domingues
Vice-coordenadora de Eventos: Danielle Domingues
Coordenadora de Comunicação e Relações Públicas: Andreia Nobre
Vice-coordenadora de Comunicação e Relaçoes Públicas: Gema Rita Rech
Coordenador de assuntos culturais: Reginaldo Dias
Vice-coordenador de assuntos culturais: a ser definido
Coordenadora de assuntos de Saude: Regina
Vice-coordenador de assuntos de Saude: a ser definido.

3.4 OUTROS
Foi sugerido que fosse criado um email e um blog da associação, que fossem acessados e administrados por duas ou três pessoas, já que estes, por serem gratuitos, poderiam ser criados imediatamente.


4. FESTA JUNINA

Na segunda parte da reunião, foi discutida a organização do primeiro evento da associacao: a festa junina, que acontecerá no dia 12 de julho, das 15 às 20 horas. Cópias de documento explicando detalhes de como se organizar uma festa junina, obtido por Andréia Nobre, foram distribuídas aos presentes. Foi estabelecido que deverá ser cobrada uma entrada de 2 libras por adulto e crianças terão entrada gratuita. Algumas tarefas foram divididas, conforme colocado abaixo, mas a organização, devido ao tempo restrito da presente reunião, vai ter que ser feita mais informalmente, através de e-mails e contatos telefônicos, contando com o suporte dos Coordenadores de Eventos, Tomas e Danielle Domingues. Foi pedido que todos guardem os recibos de material e ingredientes comprados para ressarcimento. O salão onde a festa vai acontecer foi visitado e constatou-se a possibilidade de uso do playground da escola primária, localizado num pátio interno e acessível diretamente através do salão.
Devido ao encerramento do tempo de aluguel da sala, a reunião foi então encerrada, com o agradecimento da participação de todos.

No comments: