Friday 6 February 2009

CARNAVAL BRASILEIRO EM EDIMBURGO


DIA: 22/02/09 - Domingo

HORA: 22:00 as 03:00

LOCAL: Mood Nightclub - 1 Greenside Place - Edimburgo, Escocia

INGRESSO: £7 podendo ser adquirido no Restaurante Brazilian Sensation, ou na porta do clube no dia da festa.

TRAJE: Livre, porem, qualquer fantasia sera super bem-vinda!

Participacao ao vivo da banda "BEATS OF BRAZIL". Grupo de dancarinos de Samba e grupo de dancarinos de musica Axe. A melhor selecao dos diferentes ritmos apaixonantes brasileiros: Pagode, Axe, Samba-Enredo e musicas de Carnaval. Caipirinha a vontade e de graca. Teloes exibindo DVD do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e dos melhores momentos dos craques do futebol brasileiro como Pele, Rivelino, Garrincha e Gerson.
Voce nao pode ficar de fora!!!
Contato: 07864238425 ou email darcymcorreauk@yahoo.co.uk

17 comments:

Darcy Correa said...

Gente,
Gostaria de dizer que essa Festa de Carnaval promete e muito. Imaginem a Banda tocando ao vivo os diferentes ritmos de musicas brasileiras na voz de uma baiana? Nao acham que de-ma-is para essa fria Edimburgo? Vai ser pra la de bom.
Esse blog esta aberto para qualquer comentario, afinal Carnaval e uma vez por ano e so nao gosta quem e "ruim da cabeca ou doente do pe".
Darcy x

Darcy Correa said...

VAMOS FALAR UM POUCO DA HISTORIA DO NOSSO CARNAVAL?

No Brasil, o carnaval era chamado de Entrudo por influência dos portugueses que trouxeram, em 1723, brincadeiras e festejos carnavalescos. Muitos atribuem o início do nosso carnaval à celebração feita pelo povo para comemorar a chegada da Família Real. As pessoas saíram comemorando pelas ruas com música, usando máscaras e fantasias.

Podemos apresentar como fatos marcantes dentro da história do carnaval brasileiro os seguintes:

Os carros alegóricos chegam em 1786, por ocasião do casamento de Dom João com Carlota Joaquina.

Por volta de 1846, houve um acontecimento que revolucionou o carnaval carioca : o aparecimento do Zé Pereira (tocador de bumbo). O Zé Pereira deixou como sucessores a cuíca, o tamborim, o reco-reco, o pandeiro e a frigideira, instrumentos que acompanhavam os blocos de 'sujos' e que hoje animam as nossas escolas de samba.

Até o aparecimento das primeiras escolas de samba, os cortejos carnavalescos das chamadas "sociedades" (clubes ou agremiações que, com suas alegorias e sátiras ao governo) predominavam no carnaval carioca. O primeiro clube a desfilar, em 1855, chamava-se Congresso das Sumidades Carnavalescas.

Desde 1870, o cruzamento de influências rítmicas como lundu, polca, maxixe e tango gera um tipo de música com características do samba. Nos fins do Século XIX, as festas de dança de negros escravos eram chamadas samba. Ao ritmo do samba, o país inteiro começa a dançar em clubes e surgem os primeiros cordões de folia. Ainda nesse século temos dentre alguns fatos marcantes de nosso carnaval o Baile de Máscaras do Hotel Itália (Largo do Rocio, RJ) em 1840, realizado por iniciativa dos proprietários do hotel, italianos empolgados com o sucesso dos grandes bailes de máscaras da Europa.

Em 1873, há o desfile do primeiro rancho, o Dois de Ouros, liderado pelo baiano Hilário Jovino Ferreira.

Em 1899, o aparecimento da música feita para o carnaval, o Abre-Alas de Chiquinha Gonzaga marca a popularização do carnaval brasileiro e dá início às composições chamadas marchinhas carnavalescas.

Em 1902, os cordões carnavalescos já chegam a mais de 200. Encontramos também no início do século XX: os mascarados, o lança-perfume, as batalhas de confete e os bailes infantis que dão início às famosas matinês.

E vamos falando de Carnaval, afinal, o assunto e Historia Brasileira e nossos filhos precisam saber e por que nao dizer nos adultos tambem?

Darcy x

Darcy Correa said...

HISTORIA DO CARNAVAL
PARTE II

O surgimento do samba foi um poderoso fator de democratização do Rio de Janeiro. De início a elite reage à "manifestação africana". O primeiro samba gravado, tido e reconhecido pela maioria dos pesquisadores de música popular é o Pelo Telefone, de Ernesto dos Santos (Donga) e Mauro de Almeida. A primeira gravação do samba inaugural foi feita para a Casa Edison do Rio de Janeiro pelo cantor Bahiano, acompanhado pela Banda da Casa Edison e obteve notoriedade pública no carnaval de 1917.

Em 1928, foi criada a primeira escola de samba, Deixa Falar, e, logo depois, a Mangueira. E, em 1929, começaram os desfiles, que eram realizados na Praça Onze. A primeira disputa entre escolas de samba aconteceu em 1932 e foi organizada pelo jornalista Mário Filho.

Em 1942, os desfiles passam para a Avenida Presidente Vargas. Em 1963, as escolas já se tornam o grande centro das atenções do carnaval brasileiro e, em 1974, o desfile carioca passa a ser na Avenida Rio Branco até 1984, quando foi inaugurado o Sambódromo.

Atualmente, o carnaval é festejado no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta. Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, o chamado "carnaval fora de época" como o Fortal, em Fortaleza; o Carnatal em Natal; a Micaroa em João Pessoa; o Recifolia, em Recife; o Micaru, em Caruaru e outros mais.

Hoje o carnaval transformou-se em forte atração turística. Podemos dizer que o carnaval é, hoje, a maior festa folclórica brasileira.

Com um abraco,

Darcy Correa x

Darcy Correa said...

Se voce quiser participar dos comentarios com alguma letra de marchinha de carnaval seria muito legal. Vamos nos envolver nessa brincadeira que se chama cultura ao mesmo tempo em que aprendemos o que talvez ate nossos pais ja tenham esquecido.
Voces lembram, por exemplo, dessa Marchinha? Ela data de 1930, e e de Carmem Miranda e ate hoje e uma das marchinhas bem tradicionais e indispensaveis nos bons bailes de Carnaval no Brasil e diz assim:

Tai. Eu fiz tudo pra voce gostar de mim. Oh! meu bem nao faz assim comigo nao. Voce tem, voce tem que me dar seu coracao. (Repete)
Essa historia de gostar de alguem ja e mania que as pessoas tem. SE me ajudasse Nosso Senhor eu nao pensaria mais no amor.
Tai. Eu fiz tudo pra voce gostar de mim. Oh! meu bem nao faz assim comigo nao. Voce tem, voce tem que me dar seu coracao. (Repete).

Anonymous said...

Prezada Darcy
Tenho lido atentamente seus comentarios e gostaria de lhe parabenizar pela preocupacao em contar um pouquinho do nosso Carnaval. Gostaria apenas de perguntar se voce sabe que bem antes dessa decada, ou seja, por volta de 1899 o cordao Rosa de Ouro pediu para Chiquinha Gonzaga compor uma musica para o desfile. Os cordoes eram grupos formados somente de homens e a musica composta por Chiquinha Gonzaga foi O Abre Alas e ficou registrada como a primeira Marcha a ser cantada nos carnavais.

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

Darcy Correa said...

Que legal! Adorei saber essa informacao. Se quiser adicionar mais informacoes a respeito da historia do Carnaval e principalmente de marchinhas carnavalescas fique inteiramente a vontade para escrever o que quiser.
Abracos,
Darcy

Anonymous said...

Eu estudo no Kings Building e se alguem puder me dizer se tem discont se for um grupo de 20 estudantes?
Obrigado.
Armando

Darcy Correa said...

Armando,
Respondendo a sua pergunta, nesse caso voce tera um ingresso gratuito por estar levando um grupo de 20 pessoas. Ao chegar no clube, pode dar seu nome para quem estiver na bilheteria, pois eu deixarei la registrado antecipadamente sobre o assunto.
Muito obrigada e nos veremos na festa.
Darcy Correa

Anonymous said...

Eu tenho uma fantasia, sera que eu poderei usar no dia da festa? O caso e que eu nao gostaria de estar de fantasia sozinha.
Maria

Anonymous said...

Eu tenho uma sugestao...vamos todos la para a MATINEE de CARNAVAL no Tollcross, com a fantasia e com os drink para dividir. Conhecemos uns aos outros e fazemos um bloco bem animado para o carnaval de domingo. Afinal Carnaval aqui nao e' sempre.

Anonymous said...

Eu gostei muito dessa ideia de bloco de carnaval, na verdade eu vou convidar alguns amigos para nos vestirmos juntos e irmos a festa. Valeu a sugestao.
Maria

Maria Lennie said...

Uhulll, gente estou super anciosa para o nosso carnaval em edinburgh, vai ser uma super hiper mega festa e pelo jeito melhor do isso soh estando na sapucai mesmo...hehheheheh
Maria

Darcy Correa said...

Maria Helena,
Voce sabia que alem do seu, tambem serao celebrados mais 2 aniversarios no Carnaval Brasileiro que sera no Mood? E ja pensou se a moda pega, hein? Eu acho e podre de chique celebrar um aniversario numa festa brasileira, com muito axe, samba no pe e caipirinha, nao e verdade?
Pano rapidissimo. Ploft!
Darcy Correa

Darcy Correa said...

Ola leitores,
Gostaria de dar uma boa noticia a quem estiver disposto a cair na folia do Carnaval no MOOD: a Caipirinha sera de graca. Sendo assim da pra tomar todas, ne?
Abracos,
Darcy x

Anonymous said...

em recife tem varios blocos de carnaval neh? os que eu mais gosto sao:
*em quanto isso na sala de justica (todo mundo fantasiado de super-heroi seja de historia em quadrinhos ou ate mesmo os inventados como o famoso super-bonder hahah)
*mais tarde na legiao do mal (onde todos os viloes se encontram pra confabular sobre a distruicao do universo hahaha )

to com saudade do brasil!!!! carnaval eh carnaval, eu acho que todo mes aqui na escocia deveria ser fevereiro e ter mais festas brasileiras com direito a caipirinha e guarana antartica (abaixo a irn-bru hahahah)

paz e luz
Fabi

Darcy Correa said...

Oi Fabiana,
Adorei as dicas dos blocos de Carnaval de Recife, pois eu desconhecia totalmente esses nomes. Muito legal! Penso tambem como voce, que aqui por ser um pais um tanto quanto nublado e frio devia ter uma especie de "quentao" que seria uma festa brasileira para esquentar essa gente.
"O importante e ser fevereiro e ter carnaval pra gente sambar", como diz a musica de Jair Rodrigues.
Estou feliz com sua mensagem e escreva quando quiser.
Abracos,
Darcy Correa

Anonymous said...

Olá Pessoal.

Fiquei muito feliz em saber desta movimentação "tupiniquim" na terra do puro malte. Eu vou a Edinburgh todos os anos em Outubro e assim que estiver por aí, vou procurar vocês. Falando em carnaval, eu tenho um bloco chamado "Os Escoceses na Folia" (www.escocesesnafolia.com.br) que mistura vários ritmos, dentre eles os tambores de maracatu, orquestra de frevo e gaita de foles. O bloco este ano e contou com aproximadamente 300 foliões e saiu no Recife Antigo. Para 2010 acredito que teremos na casa de mil, inclusive alguns escoceses da Edinburgh.

Parabéns a todos que fazem o Brazil Caledonia.

Hamilton Alves Pessoa
hamilton@clanmachamilton.com.br